Ir à praia é um pesadelo para os que não se sentem bem com o seu corpo. Quem é que nunca recusou um convite para ir à praia, por ter vergonha de como iria ficar sem roupa, envergando apenas o belo do biquíni.
Eu já! Quantas vezes! O Verão costumava ser um pesadelo para mim. Falo no passado, apesar de ainda hoje recusar alguns convites de amigos para ir dar um mergulho. “Isso é ridículo!!”, pensam algumas de vocês. Eu sei. A verdade é que estou longe, muito longe, a meu ver, de ter um corpo socialmente aceitável. Aquele corpo aceite por todos, bonito de se ver. Alguém gosta de ver um corpo com banhas, estrias e celulite? Acima de tudo, ainda não tenho um corpo que eu aceite. Isso é que é o mais importante, visto que se eu me aceitar, o resto é secundário! Quando isso acontecer vão ter de levar comigo com banhas, estrias, celulite e o que der!
No entanto, será que as pessoas estão preocupadas com as minhas banhas, estrias ou celulite? Como olha a nossa sociedade para os gordos?
Sobre nós, gordos, recaem inevitavelmente representações. Vivemos numa sociedade que valoriza a magreza. O corpo magro está em evidência em tudo o que é sítio: jornais, revistas, televisão, anúncios em outdoors. E nesta ditadura da magreza, sabemos que as mulheres são muito mais atingidas do que os homens.
É impossível desfolhar uma revista feminina, principalmente nesta altura do ano e não verificar as dezenas de anúncios de produtos para emagrecer. A nossa querida Ximi já tinha falado disso aqui.
Sofremos todos um pouco de lipofobia na sociedade actual. É que associado ao gordo está esse estigma: o ser diferente, estranho...e em alguns casos mais extremos, indesejável. E ninguém quer ser indesejável.
Quem tem mais vergonha, então? O gordo...ou a pessoa ao lado do gordo? A vergonha sempre foi uma constante na minha vida, quando estava com 100 kg e mesmo agora ainda surge muitas vezes, depois de 30 kg perdidos...
Era a vergonha de sair à rua, de vestir isto ou aquilo, de andar de autocarro por não caber num só lugar, de ter de entrar de lado em algumas portas, de me olhar ao espelho, de comer em público.
A vergonha...a toda a hora e em qualquer lugar.
E a vergonha é mesmo uma palavra muito forte.
Já sentiram essa vergonha ou pior ainda: já sentiram que a pessoa com quem estavam se sentiu envergonhada por estar convosco?
Se tiverem tempo, divirtam-se com este vídeo dos “Contemporâneos”. Está muito bom.
O meu peso de hoje:
68,9 kg
Perdi 1 kg, certinho!
Beijocas para todas e um óptimo fim-de-semana!
15 comentários:
Olá!
Sim, muito bom, mesmo, o video!
Fiquei triste, ao ler o teu post...imensamente triste...apesar de nunca ter sentido essa vergonha por parte dos outros, senti-a muita vez de mim mesma...e isso trás-me recordações tristes, mas que são saudáveis de lembrar e de pensar que estão ultrapassadas (embora, claor, de forma alguma goste do meu corpo...simplesmente já não me é motivo de vergonha!)
Beijinhos!
muffin strikes again! boa amiga! fico feliz de voltar a ler os teus "weeeee"'s em relação ao teu peso.
eu sinto também um pouco de vergonha na praia... mas já senti mais. agora só quero é sol e banhos de mar!!! hehehe
costumo ver os comtenporâneos mas não tinha visto este, está fantástico, sem dúvida! Mas é mto triste... e sim, tb já senti isto, de ser indesejável... axo k toda a gente deve ter sentido isso alguma vez mas nós, gordas, mais claro!
Parabéns por retomares o teu caminho certinho!
BJ
realmente enquanto n tiveres a tua auto estima de volta, n te posso dizer q estas no bom caminho... se as pessoas que andam contigo sentem-se envergonhadas, mudas de companhia, eu nunca senti nada disso, mesmo com 87 quilos ia de biquini pra praia, quem n gostasse virasse a cara... sinceramente muffin ha pra ih mta insegurança a precisar de tomar remedio...
parabens pelo peso perdido, agora so te falta perder outras coisas.... minhocas na cabeça
beijinhos
sua..sua..sua EXTERMINADORA IMPLECÁVEL DE KILOSSS!hehehehe! os meus parabéns linda!
continua com essa força!:)
beijocasssssssss
Me sinto igual!
Minha mãe sempre reclama comigo, pq recuso convites de ir à praia, pq abdico de muitas coisas... ela diz que eu não estou vivendo..! Mas qdo decido encarar o programinha, sinto que tb não estou vivendo! Não consigo viver feliz e confortável me expondo de tal maneira! Não tem jeito, nem que seja para se curvar à indústria da beleza e da magreza, a verdade é que só vamos "viver" de verdade qdo nos aceitarmos, seja gorda, seja magérrima, do jeito que cada uma aceitaria a si!
Sucesso! Parabéns pelo kilinho a menos!!
Bjo, Lully
Olá Muffin, parabéns pelo peso perdido :) Quanto à tua pergunta, confesso que ja deixei de ir à praia por causa do corpo mas agora ja n faço isso...Quem nao gostar, que nao olhe :) LLOL!Beijos e boa seamana!
hello gaija, n vi o video pk me recordo perfeitamnte do sketch. é lindo... lmbro-me de ter visto ixo e de tar a pnsar s n eram as dsculpas k m davam a mim para n ir para a praia cmg!!!! LOLOOOLLLLLOOOOLLLL
Olha amiga, eu vou ser muito sincera, eu jamais deixei de curtir a minha praia por causa do corpo, mesmo quando eu tinha 140kg. Nunca achei justo eu deixar de fazer o que eu gosto, por causa dos olhares alheios. Não nego que muitas vezes flagrei olhares horrorosos, cruéis, comentários etc. mas teria sido correto eu me privar do lazer que eu mais amo e de tantas coisas por causa dos oturos? Quem vive a minha vida? Quem paga as minhas contas? Quem sente por mim alguma coisa? Eu namorava, dançava, paquerava, curtia praia e piscina e tudo mais. Sei que nem para todos é tão simples assim, mas no meu caso, como você fez a pergunta, a resposta é não, eu nunca recusei convite por causa do meu corpo.
Fico feliz em saber que você não está mais nesta de se privar, aproveite tudo, a vida está aí e não é privilégio só de quem está saradAo...
Beijos mil, parabéns pelo kg a menos e em frente.
Beth
http://aconquista.zip.net
Sim, o video é o exemplo triste da sociedade em que vivemos...
Tal como a Estela, nunca senti vergonha por parte dos outros, sinto-a eu própria... vou à praia e nem me levanto do sítio, só para ninguém me "ver"...
Bjos :o)
B.
p.s. parabéns pelo novo peso!
Entendo perfeitamente o que você diz. Já senti muita vergonha e ainda sinto. Não uso nem sequer blusa sem mangas. Algumas pessoas da minha família já tiveram vergonha de me levar ao clube porque eu sempre fui gorda.
Gostei do vídeo! Não conhecia os comtenporâneos, esse acontecimento é bem real! Eu não teria coragem de usar bikini como ela fez. Mas ela que está certa.
Minha querida, a tua conquista já foi tão grande já mostras te a ti mesma e aos outros (que no meu ver não são importante quem é mais importante és tu) a tua força de vontade :).Confia mais em ti...os outros não importam.
Sabes que sempre fui gorda e ouvia toda as pessoas que me rodeavam a dizer és tão bonita, mas, devias emagrecer ...Temos que nos sentir bem não é porque os outros nos acham gordas que vamos emagrecer NÃO é por nós não pelos outros.
Gostei muito do teu blog:)
Beijinhos
Tá demais...
Primeiro que tudo parabéns por todo o peso perdido muffin! Mesmo com a descaída estás no bom caminho, é preciso muita força para teres já conseguido tanto :-)
Eu percebo perfeitamente essa vergonha, sentia o mesmo até quando era "magra". O meu peso durante todos os meus anos da universidade e até há dois anos atrás variava entre os 62 e 68 kg. Pensava que era "normal" e nem me sentia mal comigo própria, mas sempre que ia à praia ou sair à noite com os meus amigos era o "patinho gordo". Deixei de ir à praia para não ter que ouvir os meus amigos fazerem comentários a outras mulheres na praia do tipo "aquela tipa bem que se devia olhar ao espelho, gorda, etc" e quando eu olhava elas eram iguais a mim.
Entretanto mudei-me para Londres e engordei imenso, estou agora com 96kg. Sempre que eu vou a Portugal sinto que toda a minha família e amigos têm uma obsessão como peso incrível! A primeira coisa que comentam quando me vêm é a minha gordura (mesmo antes de perguntarem sobre trabalho/vida), só sabem falar de dietas, criticar os outros na rua. É demais para mim. Não estou a defender o meu peso (também vou entrar no desafio da ximi) mas gostava que as pessoas vissem para além disso. Dar confiança ao valor das pessoas por quem são e não pelo que parecem, acho que até é mais fácil para quem se sente bem consigo próprio ficar ainda melhor e perder peso.
Não sei, desculpa lá o longo desabafo, mas andei tanto tempo a sentir-me envergonhada de mim própria, até antes de engordar, que posts como estes tocam-me bastante. Mas o mais importante é força para o teu desafio :-D
Enviar um comentário