quinta-feira, 12 de junho de 2014

A fúria do açúcar!

Não se assustem, deixem-se ficar por aí a ler esta publicação que não vos venho falar do João Melo e do seu grupo de entretenimento musical com o sucesso estrondoso "Eu gosto é do Verão" que todos conhecemos. Mas até podia, que o verão está quase aí e nós gostamos muito dele.

Venho partilhar convosco que numa das minhas voltinhas pela web encontrei um artigo a dar conta dos documentários que estrearam recentemente nos Estados Unidos da América e um deles, pelo tema, agarrou-me de imediato: "Fed Up".




Estreou no dia 9 de maio de 2014 e é de Stephanie Soechtig (cujo trabalho anterior é sobre a água engarrafada e o perigo que esta representa para a nossa saúde – "Tapped") e dos produtores Katie Couric e Laurie David (tendo o último produzido o documentário "An Inconvenient Truth" cujo roteiro é de Al Gore).

"Fed Up" surge sob o lema “Quando souber toda a verdade sobre a sua comida, ficará FARTO!” e vem apontar o dedo à indústria de produtos alimentares e à forma como, inconsequentemente, se consomem produtos com elevada adição de açúcar (especialmente entre os mais novos). Com a promessa de que após a sua visualização ninguém olhará para a comida que consome da mesma forma, "Fed Up" apresenta dados chocantes sobre o consumo excessivo de açúcar, equiparando-o mesmo ao consumo de drogas, nomeadamente a cocaína.

É assustador pensar que 80% dos produtos vendidos num supermercado dos Estados Unidos da América tem açúcar. 80% é uma percentagem alarmante!

Confesso-me viciada em açúcar. Adoro doces e sei que engordei muito devido ao consumo excessivo dos mesmos. Mas estamos sempre a tempo de mudar, não é? De nos reeducarmos. É isso que ando a tentar fazer, a alterar os meus hábitos alimentares, não por uma semana, não por um ano, para sempre. Espero um dia vir a ter filhos e ser um bom exemplo destas práticas. Espero dar-lhes a educação alimentar mais correta (a que os meus pais me deram e eu, aparentemente, esqueci - tema para outra publicação a sair brevemente!). 

Na minha reeducação alimentar estou a tentar diminuir o consumo deste tipo de produtos, evitando, por exemplo, cereais “de pacote” e consumindo flocos naturais de aveia ou trigo, nunca bebendo nada a não ser água, chá ou leite sem açúcar (nem mesmo adoçante, que detesto), comendo fruta, evitando doces, bolos, refrigerantes, sumos…

Quero muito ver este documentário (estou a tentar encontrá-lo, mas parece-me ainda cedo para o conseguir por vias não legais…cofcof…) e para já fico-me pelo trailer e pelos inúmeros artigos de opinião publicados por quem já o foi ver.





Para além de verem o trailer, visitem também a página que está muito interessante: dicas, receitas, vídeos com testemunhos de quem deixou de consumir açúcar em excesso, entre outros. 

Espreitem pois parece valer a pena.


O Muffin de Chocolate está no FACEBOOK | INSTAGRAM | VIMEO | PINTEREST

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece interessante e de certo será chocante.

Beijocas linda!


Zita

Muffin de Chocolate disse...

Parece-me mesmo ser um documentário que nos irá deixar boquiabertos! Beijinhos e obrigada por estares aí! :)

Marta Moura disse...

Fiquei curiosa!